Impulsionada pelo célere desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação na contemporaneidade, a Educação a Distância (EaD) é uma das modalidades de ensino que mais cresce hoje no país. Como o próprio nome sugere, a EaD permite a interação entre indivíduos separados no tempo e no espaço, porém conectados através de diferentes tecnologias. Ao superar essas barreiras, possibilita a construção coletiva do conhecimento envolvendo um número significativo de pessoas, provocando uma verdadeira revolução no processo de ensino-aprendizagem.

Nesse sentido, o IF Sertão-PE deu um passo considerável ao ofertar, em 2014, os seus primeiros cursos técnicos na modalidade EaD: Manutenção e Suporte em Informática, Logística, Serviços Públicos e Segurança do Trabalho. No total, foram oferecidas 880 vagas distribuídas em sete pólos, que correspondem aos câmpus da instituição e abrangem mais cinco cidades do sertão pernambucano: Custódia, Lagoa Grande, Orocó, São José do Belmonte e Sertânia.

Visão Consolidar o IF SERTÃO como instituição pública que oferece ensino gratuito e de qualidade na modalidade a distância.

Missão Formar pessoas capazes de transformar a sociedade e promover o desenvolvimento regional sustentável.

• Valores
  • Ensino
  • Pesquisa
  • Extensão
  • Ética
  • Inclusão Social
  • Ser Humano

Saiba mais sobre o MOOC IF Sertão

Cursos online massivos ou simplesmente MOOCs (Massive Open Online Courses), combinam vídeos online com elementos interativos como testes, simuladores e fóruns. Estudantes podem assistir aulas fracionadas em pequenos capítulos, acessar matérias complementares e fazer anotações em um caderno virtual. Gestores e professores podem acompanhar os avanços dos alunos, gerenciar turmas e fóruns de discussão.

O que é ?

Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course (MOOC), é um tipo de curso livre que é ofertado por meio de ambientes virtuais de aprendizagem e que visam oferecer, para um grande número de pessoas, a oportunidade de ampliar seus conhecimentos em diversos conteúdos, num processo de co-produção. MOOC é um desenvolvimento recente na área de educação a distância, e uma progressão dos ideais de educação aberta sugerido pelos REA - recursos educacionais abertos. Os MOOC normalmente são gratuitos e não exigem pré-requisitos. São ofertados para um grande número de alunos e possuem grande quantidade de material.

Como surgiu a ideia?

Os criadores do Conectivismo como sendo uma nova Teoria de Aprendizagem, George Siemens e Stephen Downes, em 2008, para ampliar a discussão sobre a sua polêmica teoria ofereceram um curso sobre “Connectivism and Connective Knowledge” (Conectivismo e Conhecimento Conectivo) para 25 alunos pagantes da Universidade de Manitoba (Canadá) e para outros 2300 estudantes que puderam participar do curso gratuitamente pela internet.

Essa iniciativa foi chamada de MOOC – Massive Open Online Course – por Dave Cormier, Gerente de Comunicação na Web e Inovações na Universidade de Prince Edward Island, e pesquisador Senior do Instituto Nacional de Tecnologia na Educação Liberal. Mais recentemente, uma série de projetos de MOOC têm surgido de forma independente, como Khan Academy, Coursera, Udacity, OpenClass e EDX. O investimento financeiro, de forma significativa em 2012, que as instituições aplicaram nesses projetos ajudou a ganhar a atenção do grande público para o MOOC, chegando a ser tema do New York Times em novembro do mesmo ano, destinando toda a sua coluna de Educação à temática MOOC.

O MOOC, no Brasil, é uma presença recente na área de educação à distância. O primeiro MOOC em língua portuguesa foi o MOOC EaD, sobre Educação a Distância, coordenado pelos professores brasileiro João Mattar e português Paulo Simões com o apoio do TIDD - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância, realizado no segundo semestre de 2012.

Agora, está sendo oferecido pelo IF Baiano, bem como outros Institutos Federais, em parceria com o Instituto TIM, que foi quem desenvolveu a plataforma TIM Tec. O Instituto TIM é responsável pelo apoio à implantação dessa plataforma na Rede Federal. A iniciativa foi realizada por meio de uma parceria entre o Instituto TIM e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, que promove o compartilhamento gratuito da tecnologia e dos cursos de TIM Tec com as instituições públicas de ensino da Rede e-Tec Brasil.

Quem pode fazer os cursos?

Qualquer pessoa da comunidade que tenha interesse em aprimorar os seus conhecimentos nas áreas que são cobertas pelos cursos.

Quais cursos estão disponíveis?

Acesse o menu Cursos para obter uma relação dos cursos disponíveis.

Como fazer um curso?

Na relação dos cursos disponíveis, escolha o Curso desejado e clique na opção "IR PARA O CURSO".